terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Privação do sono e os riscos à saúde

Você já parou para pensar como está a qualidade do seu sono? Consegue dormir 8 horas por noite sem interrupção? Deita na cama e fica horas pensando nos problemas? Dorme, mas não consegue desligar totalmente e acorda com qualquer barulho?




Nos últimos anos temos dormido mal e cada vez menos. Quando você não tem uma noite de sono satisfatória, você não consegue se recuperar dos desgastes diários.

Estudos sugerem que perder 30 minutos de sono diariamente pode apresentar a longo prazo consequências   graves para a saúde, dentre elas:

- Aumento do risco de desenvolver diabetes tipo II (a falta de sono favorece a resistência à insulina);
- Mudanças hormonais, como a redução na produção de melatonina que reduz a produção da leptina (hormônio da saciedade) que estimula o aumento da grelina (hormônio da fome), gerando maior sensação de fome;
- Elevação do cortisol (hormônio do stress), levando a irritabilidade, estimulando o ganho de peso, principalmente de gordura abdominal;
- Processos inflamatórios no organismo, como a aterosclerose (formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos);
- Risco de se envolver em acidentes, devido à sonolência diurna;
- O cérebro não consegue processar as informações recebidas ao longo do dia e armazená-las;
- Envelhecimento precoce (não pense só na pele, os órgão também envelhecem). Entre outros.

Quando falamos em crianças, a privação do sono ou problemas respiratórios que afetam o sono se tornam um problema maior ainda. Um estudo publicado no The Journal of Pediatrics demonstrou que crianças que dormiam poucas horas apresentaram risco de se tornarem obesas a partir dos 15 anos de idade. Portanto, mamães e papais, atenção ao sono dos pequenos.

Resumindo: Quem dorme mal come mais, pois sente fome o tempo todo, mas não de comidas saudáveis e sim de alimentos com alto teor calórico, gerando a compulsão alimentar. E quanto mais você alimenta essa compulsão, mais você entra em uma bola de neve difícil de sair.

Consuma alimentos saudáveis, que elevam a produção de hormônios (serotonina e dopamina) que causam bem estar e saciedade e por consequência auxiliam a produção de outros hormônios responsáveis pelo emagrecimento.

Regule o horário do seu sono, evite comer em excesso até duas horas antes de se deitar, evite recorrer a medicamentos controlados sem acompanhamento médico (desregulam nossa flora intestinal, agravando seu problema e na maioria das vezes te tornam dependentes).

Para uma dieta individualizada, procure uma nutricionista! Sua saúde agradece!


Referências bibliográficas:

- Endocrine Society: "Losing 30 minutes of sleep per day may promote weigh gain and adversely affect blood sugar control." ScienceDaily, 6 March 2015.

- Sleep-Disordered Breathing, Sleep Duration, and Childhood Overweight: A Longitudinal Cohort Study. Bonuck, Karen et. al. The Journal of Pediatrics, Volume 166, Issue 3, 632 - 639


Nenhum comentário:

Postar um comentário