quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Que tal um sorvete leve e funcional nesse calor?

Uma das maiores dificuldades do ser humano na hora de encarar uma dieta é deixar de lado seus alimentos preferidos (diga-se calóricos). Mas nada que com uma boa adaptação não possa ser consumido. 

O calor continua firme e forte, então vamos investir em um sorvete leve e cheio de benefícios para a saúde? Tudo isso sem interferir no seu emagrecimento. 

Levante já, corre pro mercado ou pra cozinha e vamos juntos preparar essas delícias

Frozen yogurt de chá verde
½ copo de água quente

1 sachet de chá verde (deixar em infusão por 3 minutos – retirar o sachê e deixar o chá resfriar)
1 colher (sopa) de mel ou agave ou melado de cana
1 iogurte desnatado bem gelado  (deixar por uns 30 minutos no freezer)
4 pedras de gelo

Liquidificar tudo e levar ao freezer para gelar.

Dicas:
- O chá verde acelera o metabolismo, é antioxidante (protege contra os radicais livres que causam o envelhecimento), protege contra o mal de Alzheimer, anti-cancerígeno e aumenta a sensação de saciedade;
- Pode substituir o chá verde preparado em casa por 1 colher (sopa) de chá verde em pó solúvel;
- Para que tem insônia (leia o post anterior: http://nutricionistafernandasilva.blogspot.com/2016/01/privacao-do-sono-e-os-riscos-saude.html?spref=fb), substitua o chá verde por polpa de maracujá que contém tem mais calmante que cafeína encontrada no chá verde;
- Não deve ser consumido por hipertensos;
- Não fique na mesmice! Varie os sabores usando abacaxi + hortelã, limão + gengibre e hortelã. Também vale a pena usar a imaginação ;-)


Frozen yogurt de erva cidreira com calda de tangerina
1/2 xícara (chá) de erva cidreira fresca (ATENÇÃO ERVA-CIDREIRA NÃO É CAPIM-CIDREIRA)
1 colher (sopa) de mel ou agave ou melado de cana
1 envelope de gelatina incolor sem sabor diluído conforme instrução da embalagem
2 xícaras (chá) de iogurte natural desnatado

Ingredientes para a Calda de Tangerina
1/2 xícara (chá) de mel 
1 xícara (chá) de suco de tangerina natural
2 colheres (sopa) de casca de tangerina cortada em tirinhas finas.

Modo de Preparo do Frozen de Cidreira
Em uma panela, ferva 1 xícara (chá) de água, junte a erva-cidreira fresca e retire do fogo. Deixe amornar com a panela tampada.
À parte, misture em uma tigela a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem, o iogurte desnatado e o adoçante escolhido. Coe o chá sobre a mistura e mexa. Bata, com um batedor manual, até a mistura ficar homogênea. Cubra a tigela com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas, ou até começar a cristalizar as bordas. Retire. Bata a mistura na batedeira por 4 minutos. Volte ao congelador e deixe por mais 1 hora, ou até ficar firme, mas cremosa. Retire, misture com uma colher e está pronto para servir.

Modo de Preparo da Calda de Tangerina
Misture o adoçante escolhido com o suco de tangerina e leve ao fogo por alguns minutos. Misture as cascas de tangerina e retire do fogo. Despeje a calda sobre o frozen e sirva a seguir.

Dicas:
- A erva cidreira é conhecida por seu uso como calmante, mas não para por aí. É rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonóides, ácido rosmarínico e ácido cafeico, com forte ação antioxidante. Traduzindo:acalma, melhora a insônia, ansiedade, depressão, reduz o estresse, ameniza o desconforto causado por gases, reduz cólicas e outros desconfortos estomacais. Sem falar que também está sendo estudada como auxiliar na redução da pressão arterial e na redução do colesterol "ruim", o LDL;
- Se sua pressão estiver baixa evite! Pode reduzir ainda mais.

PARA AMBAS RECEITAS, SE VOCÊ FOR DIABÉTICO, UTILIZE ADOÇANTE STÉVIA EM PÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário