terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Você sabe o que está comendo?

Muitas vezes vamos ao mercado em busca de substituições mais saudáveis para o nosso dia a dia, no entanto, acabamos levando "gato por lebre" quando não sabemos identificar no rótulo os componentes daquele alimento.

Os ingredientes aparecem sempre em ordem decrescente, ou seja, o primeiro sempre será aquele presente em maior quantidade até o último ingrediente que está em menor quantidade, veja o exemplo desse "suco" em caixinha com apelo para as crianças:



Na guia "Ingredientes", Temos do maior componente para o menor, a água, depois açúcar, só depois suco concentrado de laranja e depois suco de de maçã (no suco de laranja????), vitaminas, minerais e alguns compostos químicos. Reparem que ainda tem uma observação que foi reduzido o teor de carboidratos = açúcar, mas mesmo assim para um "suco" de laranja que nem adoçamos em casa é muito açúcar concentrado. Vale a pena repensar se é vantajoso consumir esse produto ou investir 3 minutos e fazer um suco natural de laranja em casa!?!?!

Já a função da tabela nutricional, que é obrigatória por lei,  é informar o consumidor sobre o que o alimento contém e com isso a possibilidade de fazer escolhas mais saudáveis. O que vejo com bastante frequência no atendimento clínico é que muitas pessoas não utilizam essa ferramenta ou não sabem como utilizá-la, o que pode levar a péssimas escolhas. Vamos aprender:




Porção: É a quantidade média do alimento que deve ser  consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, é expressa em medidas caseiras para facilitar o entendimento. É sobre essa quantidade que é feito o cálculo da tabela.

Percentual de Valores Diários (%VD):   número que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta padrão de 2000 calorias;

Valor energético: É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos  macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras totais). No rótulo o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). No Brasil nos orientamos pelas kcal;

Carboidratos: São os componentes cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente para o funcionamento do nosso cérebro;

Proteínas: Necessárias para construção e manutenção dos  órgãos, tecidos e células;

Gorduras Totais: As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal;

Gorduras Saturadas:  O consumo deste tipo de gordura deve ser moderada, pois em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Quando a %VD é alta, significa que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta, portanto não é um alimento muito saudável;

Gorduras Trans: Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados.  O consumo deste tipo de gordura deve ser quase zero, uma vez que não necessitamos desse tipo de gordura que favorece o  aparecimento de doenças cardíacas;

Fibra Alimentar: presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. Sua ingestão auxilia no funcionamento intestinal, na redução da glicemia e colesterol, entre outras propriedades benéficas ao organismo.  Procure consumir alimentos com alto teor de fibras alimentares;

Sódio: deve ser consumido com moderação uma vez que o excesso pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem alto %VD em sódio, como, temperos prontos, salgadinhos, enlatados, encaixotados, congelados, conservas, etc. O teor de sódio nestes alimentos é muito alto. É um item importantíssimo a ser levado a sério, principalmente pelos hipertensos.

Resumindo: Evite alimentos com alto teor de gorduras e sódio e prefira alimentos com alto teor de fibras. Também fica a dica para sempre que possível optar por produtos de empresas voltadas para o saudável, ou melhor ainda, preparar o seu alimento em casa!

O rótulo também deve conter informação sobre a presença de glúten, lactose e fenilalanina, para facilitar aos pacientes que tenham restrições ao consumo destes itens.

Atenção a data de validade, pois muitos estabelecimentos "esquecem" os produtos vencidos nas prateleiras ou tornam propositalmente ilegível esse item vencido.

Os usuários da rotulagem são, na sua maioria, mulheres jovens. Mas podemos mudar esse quadro repassando o conhecimento e influenciando pessoas de ambos os sexos e qualquer faixa etária a ler antes de comprar. Se o rótulo é compreendido, nos permitimos escolher alimentos mais saudáveis.

Agora que conhecem um pouco mais sobre a informação nutricional que tal ir com tempo ao mercado e saber o que você está comendo! Se tiver dúvidas, procure um Nutricionista, ele tem as ferramentas para te ajudar a fazer escolhas saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário